Design Moderno: Tendências em Piscinas 2023

    Design Moderno: Tendências em Piscinas 2023
    8 meses atrás

    As tendências em piscinas 2023 oferecem diversas vantagens para a saúde, sendo uma forma divertida e eficaz de cuidar do corpo e da mente.

    Nadar é um excelente exercício para melhorar a resistência, fortalecer os músculos e queimar calorias, além disso, é de baixo impacto, o que significa menos estresse nas articulações, sendo adequado para pessoas de todas as idades.

    A água da piscina também ajuda a aliviar o estresse e promove relaxamento muscular, por essa razão, a natação é muito útil para fortalecer a capacidade pulmonar e melhorar a respiração.

    Piscinas também são um ponto de encontro porque promovem interação social, o que é muito benéfico para a saúde mental.

    A imersão na água ajuda a aliviar dores musculares e articulares e nadar aprimora a coordenação motora e o equilíbrio. Além de tudo isso, fazer atividade física na piscina reduz o risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

    Isso significa que passar um tempo na piscina, além de proporcionar diversão, também é uma forma de ter uma vida mais saudável e ativa.

    Pensando nisso, este artigo vai explicar as tendências de design para piscinas em 2023, os materiais mais usados, as cores mais populares, os formatos mais comuns e as tecnologias mais recentes para piscinas modernas.

    Tendências de design para piscinas

    As tendências de design para piscinas em 2023 são marcadas por foco em sustentabilidade, modernidade e conforto. Algumas das principais são:

    • Piscinas naturais;
    • Piscinas com borda infinita;
    • Iluminação LED;
    • Mobiliário e acessórios personalizados.

    As piscinas naturais usam plantas e outros elementos para filtrar a água, fazendo com que o processo seja muito mais sustentável. A tendência é ainda mais popular por oferecer aparência natural e ser amiga do meio ambiente.

    Alguns materiais de construção são fornecidos dentro de caixa de papelão ondulado duplo para proteger a integridade das peças, inclusive as que são utilizadas em projetos com borda infinita.

    Esse tipo de piscina cria a ilusão de que a água se estende até o horizonte, sendo ideal para criar um espaço de relaxamento e contemplação.

    A iluminação LED é uma forma de adicionar toque de modernidade e estilo para piscina, sinto usada para criar efeitos visuais incríveis, como mudança de cor.

    Também se vê um aumento considerável de investimentos em mobiliário e acessórios personalizados para criar um espaço de lazer único, e eles podem ser usados para criar uma atmosfera mais confortável e convidativa.

    Materiais mais utilizados

    As piscinas modernas podem ser construídas com uma variedade de materiais, e a escolha depende do orçamento, das preferências estéticas e das condições locais.

    Um dos materiais mais comuns é o concreto, devido à sua durabilidade e versatilidade. Pode ser personalizado em diferentes formas e tamanhos, revestido de azulejos, pedras naturais ou tinta epóxi.

    A fibra de vidro costuma ser aplicada em muitos elementos, por exemplo, na produção de estação de trabalho modular , sendo muito interessante para a construção de piscinas.

    As piscinas feitas desse material são pré-fabricadas e possuem um casco de fibra de vidro revestido com gel coat. É a opção mais rápida de instalar, requer menos manutenção e possui superfície lisa.

    As piscinas de vinil tem revestimento de vinil sobre um casco de aço ou alumínio, sendo a opção mais econômica em comparação com outros materiais, no entanto, ele se desgasta com o tempo e precisa de substituição.

    O aço inoxidável é um material durável, resistente à corrosão e de fácil manutenção, sendo frequentemente usado em piscinas públicas, hotéis e spas por conta de sua longa vida útil.

    Algumas piscinas modernas utilizam pedras naturais, como mármore, granito ou pedra calcária, com o objetivo de criar um visual luxuoso e natural, entretanto, mesmo que seja personalizada, também costuma ser mais cara.

    Cores mais populares

    As cores mais populares para piscinas modernas podem variar de acordo com as tendências de design e as preferências pessoais, no entanto, existem tons que são mais comuns e atemporais para o revestimento, tais como:

    • Azul;
    • Branco;
    • Cinza;
    • Verde;
    • Preto.

    Os tons de azul são clássicos e continuam sendo uma escolha popular para a construção de piscinas, principalmente o azul claro e o azul turquesa, pois trazem sensação de água limpa e fresca.

    Em uma reforma apartamento 50 metros , é muito comum notar a presença de revestimentos brancos e eles também podem ser usados nas piscinas.

    Assim como o azul, o branco traz sensação de limpeza e modernidade, além de refletir a luz do Sol para que a temperatura da água fique mais confortável em climas quentes.

    A cor cinza pode trazer uma aparência sofisticada e contemporânea para o projeto, inclusive, misturar cinza claro e cinza escuro cria efeitos diferentes, dependendo do estilo desejado.

    Também existem pessoas que optam por tons de verde para criar um visual natural e integrado ao ambiente ao redor, e entre os tons mais usados estão o verde-esmeralda e o verde-azulado.

    Finalmente, piscinas com revestimento preto são cada vez mais populares em projetos de design modernos, pois essa cor cria contraste dramático e elegante, embora a cor possa se aquecer rapidamente em climas ensolarados.

    Formatos mais populares

    Os formatos de piscinas modernas podem variar amplamente e a escolha do formato depende do espaço disponível, das preferências estéticas e do propósito do ambiente.

    Piscinas retangulares são clássicas e atemporais, pois possuem linhas limpas e são ideais para quem gosta de nadar voltas, além disso, costumam estar presentes em ambientes mais formais.

    Em espaços internos com cortina blackout sob medida destinados para a prática esportiva, as piscinas retangulares são mais comuns.

    Agora, também é possível construir projetos em forma de L, sendo uma piscina retangular principal com uma área adjacente em forma de L. O objetivo é ter um espaço adicional para relaxar, sendo possível instalar uma sessão de hidromassagem.

    Muitas pessoas decidem construir piscinas em forma livre, pois são altamente personalizáveis e não seguem um formato geométrico definido.

    Alguns projetos têm curvas suaves, formas orgânicas e são frequentemente usados em designs paisagísticos naturais.

    Dependendo do tipo de construção, pode ser necessário providenciar um laudo de periculosidade eletricista , mas independentemente disso, outra opção muito comum são as piscinas elípticas.

    Elas possuem forma oval e oferecem uma aparência elegante e moderna, além disso, são adequadas para natação e estéticamente agradáveis.

    As geométricas, como hexagonais, octogonais ou em forma de trapézio são usadas para criar visual único e contemporâneo, além de serem muitas vezes usadas em projetos de design arrojados.

    Tecnologias mais recentes

    Os projetos de piscina modernos estão se beneficiando com uma série de tecnologias avançadas que tornam a experiência muito mais conveniente, eficiente e agradável.

    Hoje em dia, absolutamente todos os setores do mercado, como uma agência organizadora de casamentos , podem contar com a tecnologia e com um projeto de piscina é a mesma coisa.

    Um dos recursos mais relevantes são os sistemas de automação que permitem aos proprietários controlar várias funções, como a temperatura da água, a iluminação, a circulação da água e sua limpeza.

    Tudo isso é feito por meio de um aplicativo no smartphone ou tablet, proporcionando mais conveniência e economia.

    O tratamento de água avançado está além de um tradicional sistema de cloração e filtragem. Ele envolve tecnologias de tratamento, como sistemas de ozônio, raios ultravioleta e salinização que tornam a água mais limpa e segura para nadar.

    Isso acaba mantendo a higienização da piscina por mais tempo, permitindo que o proprietário possa se dedicar a outros afazeres, como limpeza vidros fachada .

    Um bom sistema de iluminação LED pode ser programado para personalizar as cores e os padrões de iluminação, além disso, é uma forma mais eficiente em termos de energia do que as lâmpadas tradicionais.

    Bombas de calor e sistemas solares são usados para aquecer a água de forma eficiente e ainda reduzem os custos com esse processo. Se o proprietário quiser, também pode adquirir robôs de limpeza autônomos.

    Eles são projetados para varrer o fundo, as paredes e a linha d’água da piscina, removendo sujeiras e detritos com mais facilidade.

    O proprietário do imóvel pode abrir e fechar uma capa de piscina automática de qualquer parte do imóvel, tanto na área externa quanto de uma varanda fechada com vidro blindex .

    Essa solução mantém a água limpa, além de ajudar a conservar a energia e evitar a evaporação da água. Além de tudo isso, outra possibilidade é instalar sistemas de monitoramento remoto para evitar problemas como vazamentos e falhas.

    Considerações finais

    As tendências de design de piscinas trazem muitas novidades em relação aos materiais e outros sistemas usados na construção.

    A escolha dos elementos que serão utilizados, assim como a cor do projeto, deve ser influenciada pelo ambiente ao redor e o clima do local.

    Outro ponto fundamental a ser considerado é o uso pretendido do espaço, que pode ser apenas para lazer ou para a prática de atividades físicas.

    Mas independentemente de qual seja o propósito, hoje em dia existem tecnologias que ajudam a construir a piscina ideal e ter mais qualidade de vida.