Os Segredos para uma Piscina Cristalina: Guia de Manutenção

    Os Segredos para uma Piscina Cristalina: Guia de Manutenção
    5 meses atrás

    Uma piscina cristalina é o desejo de todos os proprietários. Para alcançar essa perfeição, é essencial conhecer os segredos básicos de manutenção, garantindo águas límpidas e um ambiente refrescante e convidativo.

    Os Segredos para uma Piscina Cristalina: Guia de Manutenção

    Ter uma piscina cristalina é necessário para garantir que a água esteja em boas condições de uso. Quem tem piscina em casa deve se preocupar com essa questão e não negligenciar o cuidado.

    A água tem um grande potencial para transmitir doenças se não for devidamente tratada, e isso pode acontecer pelo contato com a pele, a ingestão acidental ou até a proliferação de insetos, como o Aedes aegypti que transmite a dengue.

    Fazer a manutenção correta é a única forma de garantir a saúde dos usuários, evitando doenças transmitidas pelo contato com a água, como a sarna, otite, infecções de pele, verminoses e micoses.

    Também existem as doenças transmitidas pela ingestão da água, a exemplo da disenteria, giardíase, febre tifóide, cólera, hepatite e leptospirose.

    Quanto às doenças que são transmitidas por insetos que se desenvolvem na água, existe a dengue, a malária e muitas. Assim sendo, mesmo que se trate de uma tarefa trabalhosa, a manutenção da piscina garante uma água limpa e higienizada.

    Só que muitos proprietários de piscinas ou pessoas que estão construindo essa área em casa têm dúvidas sobre como cuidar, e este artigo vai esclarecer alguns pontos importantes.

    Como garantir a clareza da água?

    Em diferentes estações do ano, é possível garantir a clareza da água, e isso é feito por meio de algumas práticas simples, como:

    • Cobrir a piscina;
    • Limpar sujeiras maiores;
    • Escovar as laterais;
    • Aspirar periodicamente;
    • Limpar o filtro.

    Independentemente do material com que a piscina é construída, para manter a água sem mau cheiro, doenças e bactérias o ano todo, é fundamental cobri-la com uma lona térmica ou protetora.

    Assim como uma toalha de mesa para lanchonete ajuda a evitar o acúmulo de sujeira na peça, a cobertura da piscina vai manter a água limpa, principalmente quando não for usada com frequência.

    Durante as altas temporadas de uso, outro cuidado fundamental é retirar sujeiras maiores, como folhas, insetos e flores com uma peneira. Lembrando que a limpeza deve ser feita antes de usar a piscina.

    Escovar as bordas laterais também é fundamental porque evita o acúmulo de resíduos e lodo. Deve-se usar uma escova própria e se a piscina tiver detalhes em pastilhas, os rejuntes devem ser bem escovados para retirar a sujeira.

    Agora, se houver muita sujeira acumulada, é necessário aspirar os resíduos depois da escovação. Durante o verão, o uso é mais frequente, por isso a aspiração deve ser feita uma vez por semana.

    Durante o inverno, se a piscina for protegida por lona, é possível conservar a água durante a estação, desde que a escovação seja feita antes.

    Produtos indispensáveis para a manutenção e uma piscina cristalina

    Além dos cuidados básicos para manter a água limpa o ano todo, os proprietários de piscinas precisam usar alguns produtos específicos.

    Assim como a higienização automotiva é feita com produtos de limpeza adequados, a piscina também precisa desse cuidado.

    O primeiro item é o cloro, pois ele age como desinfetante e elimina microrganismos presentes na água e que possam ser nocivos para a saúde.

    Doenças como inflamações nas mucosas, pé-de-atleta e micose podem ser evitadas por meio da desinfecção da água. O cloro usado pode ser líquido ou granulado, mas além dele, também é indispensável o clarificante.

    O objetivo desse produto é manter a água cristalina, pois ajuda a filtrar micropartículas que possam se prender na superfície da água. A sujeira vai se acumular em flocos e será mais fácil aspirar pelo filtro.

    No entanto, o clarificante só pode ser usado quando a água estiver muito esbranquiçada, sendo o ideal utilizá-lo uma vez por semana.

    Para manter os níveis de pH nos valores adequados, é interessante usar o elevador ou o redutor de pH. O ideal é que o medidor da piscina se mantenha entre 7,0 e 7,6, se estiver muito fora disso, é necessário usar ou o elevador ou o redutor.

    Se um clube for realizar um evento com barraquinha de cachorro quente para festa infantil , a piscina só poderá ser usada se for higienizada com algicida, pois ele elimina aquela película esverdeada que fica na superfície.

    Essa situação é muito comum depois de chuvas intensas ou longos períodos sem usar a piscina. Mas além desses produtos, a filtragem regular também é indispensável.

    O papel da filtragem regular

    A filtragem regular é um processo crucial para manter a piscina cristalina. Ele funciona por meio do filtro que atua juntamente com a bomba. Quando a água é sugada para dentro, passa por um tratamento com areia especial.

    Depois dessa filtragem, a água retorna limpa para a piscina, mas ao longo do tempo, a areia deve ser trocada, uma vez que o acúmulo de sujeira atrapalha a capacidade de filtragem.

    Tudo que vai água, como uma banheira creche , precisa ser devidamente limpo e higienizado para garantir a qualidade da água e a saúde do usuário.

    No caso da piscina, a filtragem é essencial para a qualidade e a saúde da água e das pessoas que usam o local. A falta de limpeza também afeta negativamente o aspecto visual, e em alguns casos, pode provocar mau cheiro.

    Erros mais comuns de não ter uma piscina cristalina

    Existem alguns erros comuns que muitos proprietários acabam cometendo na hora de fazer a manutenção básica da piscina. Um deles é dissolver os produtos de maneira incorreta, algo que acontece por falta de instrução ou até por impaciência.

    Essa situação é mais comum durante o uso de produtos em pó ou granulados, como o cloro, sulfato de alumínio, elevador de alcalinidade e barrilha. Quando isso acontece, o revestimento da piscina pode ser prejudicado, principalmente as de fibra ou vinil.

    Sem falar no fato de que a eficiência do produto diminui e o processo de manutenção se torna mais complicado.

    Durante uma obra, para instalar placa de concreto drenante , é necessário contratar um profissional que saiba fazer isso, da mesma forma, se o proprietário da piscina tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com um especialista.

    Isso pode evitar outro erro muito comum, que é a aplicação de produtos em excesso. Esse erro deve ser evitado porque a concentração dos produtos devem estar de acordo com os padrões ideais de aplicação.

    Usar objetos metálicos para misturar os químicos é um erro que costuma acontecer em muitas piscinas, mas diversos produtos utilizados possuem ação corrosiva.

    Um dos erros mais graves é utilizar objetos metálicos em contato com essas substâncias no momento em que a solução está sendo preparada. Ao longo do tempo, esses itens podem se desfazer e se misturar com a solução química.

    De nada adianta ter uma boa bomba para aspirar piscina , se a qualidade da água é prejudicada com resíduos metálicos. Com base nisso, deve-se adquirir equipamentos próprios para o processo e recomendados pelo fabricante do produto.

    O balde onde é feita a mistura deve ser lavado após o uso para evitar o acúmulo de diferentes químicos que provocam o desgaste prematuro.

    Por falar em produtos químicos, outro erro bastante comum é misturar compostos diferentes, situação comum entre pessoas que não entendem de química.

    Para evitar essa situação, a melhor coisa é nunca misturar produtos químicos diferentes, pois eles podem reagir de maneira negativa e o resultado é perigoso. Até mesmo a armazenagem dos produtos devem ser cuidadosamente.

    Mesmo usando o melhor concreto usinado para piscina , não se deve deixar frascos de líquidos nos baldes de cloro, tipos de cloros diferentes juntos ou latas de tinta e outros produtos de limpeza próximos à piscina.

    Os dosadores que costumam vir dentro dos baldes também não podem ser usados para outros produtos, visto que a mistura pode provocar reações químicas quando a colher voltar para dentro do balde. Consequentemente, a eficiência do produto pode diminuir.

    Quem pode elaborar um plano de cuidados contínuos?

    Todo e qualquer elemento que existe dentro de uma casa, seja um simples espelho ou uma piscina, merece cuidados específicos.

    Para manter a qualidade da água, o melhor profissional para elaborar o plano de cuidados contínuos é o piscineiro. Esses cuidados são tarefas cansativas e que tomam muito tempo, desse modo, nada melhor do que um profissional qualificado.

    Ele fará manutenções regulares, manterá a piscina sempre limpa, vai economizar produtos e ainda pode atender a residência em horários flexíveis.

    Considerações finais

    Ter uma piscina em casa é um privilégio que muitas pessoas gostariam de ter, mas ao mesmo tempo em que traz seus benefícios, também exige alguns cuidados.

    Uma água cristalina só é possível se a manutenção da área for feita regularmente e na periodicidade correta.

    O proprietário da piscina precisa contar com todos os elementos e produtos necessários para sua devida manutenção.

    Para garantir a saúde dos usuários e a higiene da água, nada melhor do que contar com um profissional que vai elaborar os cuidados necessários e no tempo certo.