Como revitalizar a piscina?

    Como revitalizar a piscina?
    12 meses atrás

    Vamos ver a seguir algumas importantes dicas sobre a revitalização/recuperação de piscinas, como o tipo e seu material de revestimento, incluindo também todos os processos de sua construção e impermeabilização.

    É ideal reformar a piscina durante períodos de seca ou no inverno, já que, nestas épocas, estará fora de uso.

    Para começar, a piscina deve estar vazia (para que os processos sejam efetuados com completa segurança). Após esvaziar, conte com técnicos especialistas no assunto.

    Veja também: Projeto de piscina pequena

    Por que é importante revitalizar a piscina?

    A coloração azul das piscinas não se trata apenas de tinta, mas também de uma camada chamada de Gel-coat, que é aplicado no molde e é incorporado às camadas estruturais da fibra de vidro.

    Com o passar do tempo e efeitos dos raios solares, estas camadas sofrem um desgaste significativo, afetando e comprometendo toda a piscina.

    Por isso, é importante efetuar a revitalização, seguida de outros procedimentos, ao aplicar uma nova camada de Gel-Coat.

    Vantagens de revitalizar a piscina

    Piscina de fibra são resistentes e versáteis. São também de fácil e rápida instalação, favorecendo a agilidade na execução da obra.

    Piscina de azulejo possuem maior durabilidade, sendo seu revestimento mais difícil de se danificar que os de vinil e fibra.

    A piscina de vinil é econômica, mantém a temperatura da água estável e é fácil de limpar.

    Se existe algo melhor que mergulhar em uma piscina, é mergulhar em uma piscina novinha em folha, certo?

    Existem várias formas de revitalizar a piscina, realizando os reparos necessários e ampliando seu conforto, tornando o visual mais moderno, seu gosto atual.

    Para completar o bom visual, você pode optar por instalar um ambiente de relaxamento que tenha uma cobertura sanduíche, por exemplo.

    É importante contar com o auxílio de um especialista, para que sejam garantidas boas lembranças e diversão por um tempo muito maior.

    Formas de revitalizar a piscina

    Sua piscina pode ser danificada de diversas formas com o tempo, e certamente, você irá perceber a necessidade da revitalização.

    Piscinas de azulejo soltarão as pastilhas após um tempo e, logo, você deve se programar para recolocá-las logo. A remoção dos azulejos soltos ou mal fixados precisa ser realizada por questões de segurança, assim como na remoção de rejuntes, mesmo que estes estejam em boas condições.

    Piscinas de vinil não são descartadas da necessidade de reformas, devido a vida do bolsão, que dura aproximadamente dez anos. A troca do bolsão renova o visual de forma rápida e simples. Afinal, o vinil é de fácil transporte e instalação.

    Piscinas de fibra de vidro, dependendo do período, precisam de uma nova pintura para fibra, pois a mesma perde sua cor e fica opaca. Após limpar as bordas, aplique a massa de polir e coloque a cera após secar, para a mesma função. Faça o polimento após secar novamente.

    Veja também: Tipos de piscina

    Soluções de problemas

    Há um padrão quando a ideia é reformar a piscina. Uma pequena parte é pontual, inédita. O resto, ou maioria, pode ser categorizada da seguinte forma:

    • Reformas para vazamentos;
    • Reformas para revitalização;
    • Reformas para alterar formato ou cores.

    Vazamento

    Quando isso acontece, é comum o proprietário entrar em pânico. Afinal, se trata do constante desperdício de um recurso natural valioso que, além da questão financeira, pode causar danos estruturais ao redor da piscina, dependendo da direção que a água estiver seguindo.

    É preciso manter a calma. Lembre-se de que vazamentos têm sempre uma origem. Comece por detectar o vazamento. Se for subterrâneo – ou nas tubulações – só se pode confirmá-lo cavando.

    Quando o vazamento é no revestimento da piscina (no nível do rejunte), dos azulejos ou da fibra de vidro, você pode fazer uma adequação em vinil (instalação de um bolsão vinílico que torna o tanque completamente impermeável novamente).

    Revitalização

    Alguns tipos de piscina demoram mais para mostrarem que estão velhos, como as de alvenaria e de concreto armado, ou os demonstram marcas logo nos primeiros anos, como o caso das piscinas de fibra.

    Esta é uma das reformas mais comuns e prazerosas, pois a renovação do ambiente garante a satisfação do proprietário e restabelece o gosto pelo ambiente de lazer da casa.

    Pode ser feita pela troca do bolsão de vinil, com a pintura da fibra (ou uma obra mais abrangente) envolvendo até o ambiente além da piscina. O que ainda, pode permitir uma parte da área fazer uma cobertura com toldos e agregar aconchego na área.

    É preciso dialogar com o cliente e entender suas expectativas para o novo ambiente. A experiência é o que conta neste trabalho, pois com o tempo passamos a entender o que o cliente deseja, mesmo caso ele não saiba se expressar exatamente.

    Veja também: Clarear água da piscina

    Mudar formato ou cores

    É comum vermos este tipo de reforma em piscinas de fibra. Afinal, são impossíveis de se personalizar e, muitas vezes, o indivíduo a aceita por falta de opções na loja onde a comprou.

    Este tipo de problema não ocorre em piscinas de vinil, de concreto armado ou de alvenaria e é por isso que na maioria das vezes que reformamos a piscina de fibra, retiramos a fibra e revestimos a piscina com pastilhas, vinil ou azulejos.

    E, ainda após a reforma e revitalização, pode investir em uma área gourmet com estilo, conforto, cozinha gourmet e também uma TV para assistir seus canais de streaming ou clipe de músicas durante os eventos.

    Conclusão

    É comum mudar as pedras no entorno da piscina, entre outras alterações como cascatas, prainhas, corrimãos, bares molhados e saunas. Além de áreas gourmet com cozinha e Tv com IPTV através de aplicativos como TV Express apk e poltronas agradáveis.

    Por envolver mudanças estruturais, é importante contar com especialistas para realizar a reforma.

    Agora que sabe tudo sobre a revitalização/reforma de piscinas, que tal realizar um orçamento sem compromisso?