Como clarear a água da piscina corretamente? Guia completo

    Como clarear a água da piscina corretamente? Guia completo
    2 anos atrás

    Você estava ansioso por um momento na piscina, mas a água está com uma coloração diferente? Antes de tudo, quem sabe como clarear a água da piscina consegue ter mais tempo para se divertir na água.

    Assim, se está em busca de orientação para o tratamento biológico que deixa a água da piscina clara está no lugar certo. 

    QUER MANTER SUA PISCINA SEMPRE LIMPA? TEMOS PLANOS QUE CABEM NO BOLSO!

    Leia o post e veja o guia completo para resolver esse problema.

    Quais os motivos da água ficar turva?

    como clarear a água da piscina

    Talvez você já saiba, talvez não, mas existem vários motivos para a  coloração da água ficar escura, dentre os principais podemos citar:

    • Desequilíbrio do pH e química da água;
    • Problemas em partes do sistema de circulação da água como tubos, filtro ou bomba;
    • Resíduos de produtos químicos usados pelos banhistas como cremes corporais e bloqueador solar;
    • Fluídos corporais;
    • Folhas e sujidades na piscina.

    Vantagens em sempre manter a piscina limpa?

    De fato, há vantagens em saber qual produto usar para clarear a água da piscina que vão muito além da questão estética.

    CONFIRA ABAIXO NOSSOS PLANOS DE LIMPEZA DE PISCINAS, TEMOS UM IDEAL PARA VOCÊ

    planos de limpeza de piscinas

    Em primeiro lugar, a piscina limpa evita a proliferação de bactérias, com isso, a chance de problemas de pele e gastrointestinais pelo contato com a água é praticamente nula.

    Por outro lado, a piscina com a água limpa minimiza os gastos com a manutenção da mesma. Ainda sobre a questão econômica, vale a pena lembrar que, com a piscina limpa, você reduz o consumo de água.

    VEJA TAMBÉM:

    Como clarear a água da piscina? Passo a passo

    como clarear a água da piscina

    Fazer o tratamento químico que clareia a água da piscina não é tão complicado como parece. O passo a passo para deixar a água da piscina límpida é:

    1. Verifique o pH da água

    A água da piscina se mantém clara quando seu pH está entre 7,2 a 7,6. Nesse sentido, o equilíbrio do pH garante que o cloro possa desinfetar a água da piscina com precisão.

    Você pode saber qual o pH no momento usando um kit de testes específico para essa tarefa. 

    1. Realize a limpeza da piscina

    Uma limpeza de qualidade contempla a retirada de materiais da superfície com a rede, esfregar as paredes da piscina, bem como usar o aspirador de piscina para higienizar o fundo.

    1. Limpe a casa de máquinas

    Não há como clarear a água da piscina que está verde sem ter uma casa de máquinas limpa. Por isso, regularmente faça a manutenção no maquinário e tubulação responsável por fazer a filtragem da água.

    1. Faça a retrolavagem do filtro

    Como clarear a água da piscina só é possível quando o filtro está em perfeitas condições é preciso realizar a retrolavagem do equipamento.

    Em suma, esse processo serve para evitar que eventuais partículas de sujeira não retidas pelo filtro deixem a água turva novamente. Faça isso várias vezes por ano, mesmo quando for limpar piscina no inverno.

    1. Aumente a dosagem de cloro na água

    Para quem já tentou os passos anteriores e ainda não teve sucesso, saber como clarear a água da piscina aumentando a dosagem de cloro pode ser a solução.

    Afinal, uma quantidade maior de cloro aumenta a limpeza da água e resulta na cor transparente mais uma vez. Esse procedimento é conhecido por supercloração.

    Como prevenir a água turva ou uma piscina suja? 

    como clarear a água da piscina
    Como clarear a água da piscina corretamente? Guia completo 6

    Tão importante quanto saber como clarear a água da piscina de fibra é entender como prevenir que o problema da piscina suja reapareça.

    Assim, crie uma rotina de manutenção para a sua piscina, com tarefas diárias, semanais e mensais. Passar a redinha para recolher insetos ou partes de folhas é uma tarefa diária, por exemplo.

    Já a medição do pH e a colocação do cloro podem ser feitas semanalmente. Por fim, a checagem das máquinas mensal é algo que pode evitar dores de cabeça com manutenção.

    Por que devo realizar a supercloração?

    Em resumo, a supercloração é uma forma de garantir que a piscina ficará livre de impurezas de uma forma rápida e eficiente, por isso é uma das formas mais recomendadas de tratar a água da piscina.

    Todavia, por ser um produto químico, é importante ter cuidado com o manuseio do cloro durante esse processo.

    Assim, como o manuseio correto de um Bong requer atenção, mesmo sendo um objeto de relaxamento. Todo procedimento requer atenção e cuidado, para conseguir o melhor resultado.

    Como clarear a água da piscina corretamente? Posso fazer por conta própria ou é melhor contratar um profissional?

    banhista saindo da piscina

    Descobrir como clarear a água da piscina turva é algo relativamente simples. Seguindo o passo a passo que acabou de ler você terá progressos. 

    Entretanto, contratar uma empresa especializada na limpeza de piscinas é mais seguro. A empresa está acostumada a lidar com esses materiais e fazer a sua manipulação sem trazer riscos para os banhistas.

    Se quiser uma piscina limpa de verdade a ABC Piscinas pode te ajudar. Somos referência em Minas Gerais por oferecer o melhor custo benefício e serviço de qualidade. 


    Fale com um profissional e peça um orçamento sem compromisso e aproveite o seu tempo para usar a piscina da melhor forma!