Como Limpar Piscina de Plástico? Guia Completo Para Iniciantes

    Como Limpar Piscina de Plástico? Guia Completo Para Iniciantes
    1 ano atrás

    Saber como limpar piscina de plástico, é importante não só para a diversão das crianças, mas também para a dos adultos.Como são de montar e não é necessário limpar durante o inverno, já que a piscina estará desmontada.

    PRECISA LIMPAR SUA PISCINA MAS NÃO SABE COMO REALIZAR? PEÇA AGORA UM ORÇAMENTO COM DESCONTO!


    Apesar disso, é necessário saber limpar uma piscina de plástico.

    Antes de guardar em algum lugar, após aproveitar calor e água refrescante, o cuidado com a limpeza é essencial. 

    É isso que vai garantir a durabilidade da piscina de plástico, permitindo ser utilizada mais vezes. Vale mencionar que enquanto está montada, a piscina também precisa de manutenção.

    Descubra agora algumas informações importantes sobre a limpeza e manutenção de piscinas de plástico.

    Por que é Importante Higienizar Corretamente a Piscina de Plástico? O que Pode Acontecer Caso Não Seja?

    como limpar piscina de plástico: criança na beira da piscina lendo livro

    Mesmo enquanto é usada, a piscina de plástico precisa ser limpa. A água parada atrai o mosquito da dengue, outros pequenos insetos e sujeira. Se alguém continua banhando-se nessa água, pode acabar desenvolvendo conjuntivite ou alergias de pele.

    VEJA TAMBÉM:

    Quando guardar, é preciso limpar para evitar que o plástico termine estragado. Além de garantir que na próxima montagem, não haja resíduos de sujeira, gordura corporal entre outros do último uso. A água já é limpa na montagem e evita-se o desperdício.

    Guia Completo de como limpar piscina de plástico para Iniciantes

    como limpar piscina de plástico: criança brincando de pescar brinquedos na piscina

    Entender como limpar piscina de plástico agrega a saúde das pessoas. A limpeza em ambos os tipos é feita da mesma maneira. O maior cuidado está no plástico, em que a água será colocada. Cuidados para limpar a piscina de plástico envolvem:

    1. Escovação

    Deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois dias, enquanto a piscina estiver montada. Assim se evita o surgimento de algas e acúmulo de sujeira no fundo. Deve-se usar uma escova de cerdas macias, para evitar danificar o plástico.

    Despeje algum produto próprio da piscina na água, como cloro ou algicida, e então esfregue suas bordas. Depois de desmontada, use água e sabão para eliminar qualquer sujeira presa ao plástico. Esfregue cuidadosamente. Evite usar produtos solventes ou abrasivos.

    2. Peneira

    A peneira serve para tirar folhas, insetos e qualquer outra grande sujeira que cair na água. Mesmo em dias não chuvosos, essas impurezas acabam caindo na piscina e devem ser retiradas o mais cedo possível.

    3. Aspirador

    Aposte em um filtro aspirador, de forma que possa aspirar o fundo da piscina, como é feito em piscinas fixas. Utilize-o para remover pequenas partículas acumuladas e não retiráveis com a peneira.

    4. Filtro

    É muito importante para quem deseja preservar a água por mais tempo. Não vem com a compra, mas vale a pena investir.

    Ligue o filtro ao menos duas vezes por semana, para que limpe a água e filtre as impurezas.

    5. Secar Antes de Guardar

    Depois de limpar a piscina de plástico com água e sabão, deixe-a secar. Se ainda sobrarem espaços úmidos, use um pano para finalizar.


    A piscina plástica precisa estar completamente seca antes de ser guardada, ou irá mofar e estragar o plástico.

    7. Tratamento Químico e Conservação da Água

    Além da limpeza, é preciso tomar medidas para garantir o tratamento e a preservação da água. Assim, não é necessário esvaziar e encher a piscina novamente.

    O tratamento químico consiste na mistura que deve conter algicida e cloro, levando em conta a área da piscina e o pH da água. É interessante possuir materiais que permitam verificar o pH e saber precisamente a quantidade, em litros, de sua piscina.

    Outra alternativa é colocar 60ml de água sanitária a cada 1.000 litros de água, sempre após 10 horas do último uso. É necessário fazer isso diariamente.

    Como Limpar a Água da Piscina sem Higienizar por Completo?

    Piscina de plástico

    Prevenção é a solução.
    Se o filtro da piscina for usado adequadamente, sua água tratada corretamente e a piscina tampada com uma capa ou lona de proteção sempre após uso, é possível poupar muito tempo e recursos, deixando a mesma água por até três meses, sem a necessidade de troca alguma.

    Como limpar piscina de plástico e como Manter a Água Limpa por Mais Tempo?

    piscina limpa por completo

    Filtro com Aspirador

    Se a piscina não veio com um filtro, não hesite em investir em um, pois ele será muito útil na rotina de limpeza.

    Ligue o filtro uma vez a cada dois dias, por um tempo proporcional ao tamanho da piscina. Para uma de 6.000 litros, por exemplo, uma hora é suficiente para filtrar a água.

    Lembre-se de conferir o estado do cartucho do elemento filtrante, que deve ser limpo uma vez a cada duas semanas (Limpe-o mais frequentemente, caso a piscina seja muito usada).

    Mantenha a Frequência da Limpeza

    Água parada por mais de dois dias produz odores e acumula resíduos. A higienização física deve ser feita uma ou duas vezes por semana.

    Comece escovando as laterais e o fundo que já estiverem criando algas. Depois, use a peneira para tirar as impurezas da superfície. Com o aspirador, sugue os resíduos acumulados no fundo. Por fim, ligue o filtro.

    Dosagens Corretas

    O algicida deve ser aplicado ao menos uma vez por semana, evitando a proliferação de algas, responsáveis por esverdeamentos e o que uma piscina escorregadia pode trazer.

    O cloro evita que a água fique turva e com cheiros fortes. Use-o dia sim, dia não, sempre a noite, quando ninguém estiver usando a piscina.

    Controle do PH da Piscina

    O nível ideal varia entre 7.0 e 7.4 —, sendo muito importante para evitar doenças e desconfortos.

    Cuidados e manutenção de como limpar piscina de plástico

    Crianças alegres jogando pistolas, regozijando-se, pulando, nadando na piscina.

    Para garantir maior durabilidade da piscina, é preciso tomar certos cuidados, além de mantê-la higienizada. São eles:

    1. Atenção ao Local de Montagem

    É preciso escolher um bom local para montar a piscina. O ideal é um piso plano e bem varrido. Se colocar em cima da grama, escolha um espaço sem pedras ou pedaços de madeira.

    Então, forre o piso em que a piscina será montada, com sacos de lixo abertos ou uma lona.

    3. Uso de Capa ou Lona de Proteção

    Uma das formas de conservar a água e evitar que impurezas caiam na piscina é usar uma capa ou lona de proteção. Após o uso, jogue água sanitária ou faça o tratamento com cloro, se for o dia de limpeza.

    Em seguida, tampe a piscina com lona ou capa. No dia seguinte, a água estará pronta para uso sem poeira ou qualquer outro tipo de sujeira.

    4. Guardar em Lugar Seco e Longe de Objetos Perfurantes

    Depois de desmontada, deve-se ter cuidado com o local onde a piscina será guardada. Se possível, guarde sua caixa, dobre o plástico com cuidado e coloque ali, separando-a das partes de metal.

    Outra opção para quem já jogou fora é dobrar bem a piscina e guardá-la dentro de um saco plástico. Não coloque-o próximo de objetos cortantes, pois mesmo dentro do plástico, há o risco de danos.

    5. Molhar os Pés Antes de Entrar

    Antes de entrar, o ideal é tomar um banho ou molhar os pés em uma bacia, evitando levar partículas de sujeira para dentro da piscina plástica.

    Limpeza de piscina de plástico não é uma tarefa complicada. Mantendo a higienização, é possível usar a mesma água por muito tempo, além de garantir maior durabilidade da própria piscina.


    6. Como limpar piscina de plástico com um tratamento Biológico?

    Piscinas biológicas usam plantas aquáticas, substituindo filtros químicos geralmente usados na limpeza. Geralmente, as plantas usadas são as macrófitas, como Aguapé e Flor de Lótus.

    As plantas são instaladas no contorno da piscina e embaixo d’água, como se fosse um jardim aquático, tanto nas margens quanto submersas. Desta forma, a limpeza é feita naturalmente.

    Como limpar piscina de plástico?

    como limpar piscina de plástico: profissional limpando piscina

    O que é Melhor: Limpar por Conta Própria ou Contratar um Profissional?

    Quando falamos em como limpar piscina de plástico, é possível fazer todo o procedimento de limpeza por conta própria. 

    Porém, é ideal contratar uma empresa especializada, pois alguns produtos precisam ser manipulados corretamente, e os profissionais garantem segurança nesse quesito.

    A ABC Piscinas é uma empresa especialista em limpeza de piscinas em Belo Horizonte – MG. Oferecemos um serviço de limpeza completo a clientes de todos os portes, desde piscinas residenciais, até de clubes e hotéis. 

    Com anos de experiência no mercado, contamos com as melhores soluções para limpeza de piscinas em Belo Horizonte e região, seja com tratamento biológico de piscinas, limpeza física ou limpeza química.

    PRECISA LIMPAR SUA PISCINA MAS NÃO SABE COMO REALIZAR? PEÇA AGORA UM ORÇAMENTO COM DESCONTO!

    Algumas de nossas grandes responsabilidades envolvem a segurança dos clientes, a qualidade do serviço e a pontualidade.

    Com isso, nos consolidamos como uma das melhores empresas de limpeza de piscinas em Belo Horizonte.
    Não sabe como limpar piscina de plástico? Fale com um profissional e peça um orçamento sem compromisso!

    Logo, é só relaxar enquanto seus filhos brincam na piscina, assista seus canais na TV e fique tranquilo com sua piscina higienizada e sem riscos.