Piscinas exclusivas: um toque de luxo em seu ambiente externo

    Piscinas exclusivas: um toque de luxo em seu ambiente externo
    7 meses atrás

    Piscinas exclusivas são verdadeiros símbolos de luxo, sofisticação e conforto, afinal, são modelos únicos e que dificilmente são encontrados em outros lugares.

    Antes de conhecer um pouco mais sobre eles, é interessante saber que as piscinas são mais do que diversão e um mero elemento da área externa. Na verdade, elas podem trazer muitos outros benefícios para os moradores.

    Um deles é a sensação de bem-estar durante os dias mais quentes, afinal, no verão do Brasil, nada melhor do que ter uma piscina para se refrescar ao longo do dia ou depois de trabalhar o dia todo.

    Inegavelmente, elas trazem um toque especial para área externa, ajudando a compor um ambiente mais sofisticado, principalmente quando é combinada com outros elementos, como churrasqueira e jardins.

    Outro benefício é que as piscinas são muito boas para a saúde, principalmente para pessoas que têm algum problema respiratório, como asma e bronquite. Nadar todos os dias fortalece os pulmões e ainda ajuda o corpo a se exercitar.

    Por isso, este artigo vai falar um pouco sobre as piscinas exclusivas, quais são os elementos que as tornam símbolo de luxo no ambiente externo, como proporcionam uma experiência diferenciada, os materiais e acabamentos utilizados, entre outros pontos.

    Elementos das piscinas exclusivas

    As piscinas exclusivas possuem alguns elementos que as transformam em símbolo de luxo no espaço externo. Um deles é a decoração, principalmente se tiver cascata ou borda infinita.

    Mas além de deixar o espaço mais bonito, esses recursos também ajudam a filtrar melhor as impurezas da água. A cascata não precisa fazer parte do projeto original da piscina, entretanto, a instalação posterior pode ser mais complexa e custosa.

    Assim como usar toldos para estacionamento protege os veículos contra as mudanças do tempo, cobrir a piscina também é muito importante para manter sua limpeza em dia.

    A iluminação é essencial, tanto dentro quanto fora da água, porque o ambiente fica mais charmoso, moderno e aconchegante. Além disso, uma boa iluminação permite usar a piscina durante a noite.

    Os revestimentos são fundamentais não apenas por questões estéticas, mas também porque trazem mais acessibilidade e segurança. É o caso, por exemplo, de pisos antiderrapantes e fáceis de lavar.

    O revestimento externo é aquele que fica em torno da piscina, tanto em sua borda quanto nos espaços de uso comum. O ideal é que ele seja antiderrapante e atérmico, pois isso evita quedas e sensação desconfortável nos pés. Entre as opções estão:

    • Pedras naturais;
    • Deck de madeira;
    • Deck de cimento;
    • Deck cerâmico.

    Se quiser criar uma piscina natural, os espaços ao redor podem ser feitos com elevador oficina mecânica. No caso de piscinas de alvenaria, o revestimento interno fica dentro da piscina e está diretamente relacionado à estética e luxuosidade.

    Ele pode influenciar na coloração da água, por isso, existem várias opções como degradês, mosaicos, revestimentos coloridos, desenhos, entre outras possibilidades. Pode-se usar azulejos, pastilhas de vidro e porcelana.

    Como proporcionam experiência diferenciada

    As piscinas exclusivas podem proporcionar uma experiência diferenciada, no que diz respeito ao conforto e à sofisticação. Em primeiro lugar, elas trazem mais qualidade de vida, visto que as pessoas podem relaxar e liberar o estresse do cotidiano.

    Além dos benefícios físicos, também traz benefícios mentais, pois nadar ajuda a relaxar a mente e desacelerar o ritmo.

    Usuários têm mais chances de aproveitar momentos de lazer com a família, visto que as piscinas exclusivas agradam qualquer perfil e as pessoas podem usá-lo ao mesmo tempo.

    Com relação à sofisticação, é uma forma de valorizar o imóvel, pois não é segredo que é uma casa com piscina de luxo tem muito mais utilidade e enriquece a área externa.

    Materiais e acabamentos utilizados

    Também existem alguns materiais e acabamentos usados na construção de piscinas exclusivas que transmitem um toque de luxo.

    Quando se trata de imóveis de alto padrão, todos os componentes possuem um diferencial, desde a caixa de correio inox externa até os acabamentos.

    No caso das piscinas exclusivas, elas podem ser feitas de vinil, fibra de vidro, concreto armado ou alvenaria estrutural. A escolha vai depender muito da situação, do gosto do cliente e do ambiente onde está inserida.

    Por exemplo, pessoas que gostam de modelos inusitados e abstratos precisam de projetos originais e sob medida, por outro lado, também existem aquelas que preferem piscinas tradicionais.

    Para manter o aspecto luxuoso da piscina, é fundamental evitar regiões próximas a árvores e raízes porque isso pode danificar a estrutura e causar deformidades.

    O local precisa ter sol na maior parte do tempo, e para aqueles que precisam de mais privacidade, o ideal é construir no fundo da casa.

    O uso de concreto e alvenaria é mais comum em piscinas ousadas porque são mais resistentes e modeláveis.

    Mas antes de optar por esses materiais, é fundamental saber que eles necessitam de mão de obra qualificada e proteções contra rachaduras e vazamentos. Mas caso isso aconteça, é possível contratar uma empresa de drenagem solo encharcado.

    No caso do uso de fibra de vidro, não é possível trabalhar com muitas variações, entretanto, a construção e instalação são muito mais ágeis. Também é um modelo mais fácil de limpar, pois evita o acúmulo de bactérias e fungos.

    Por fim, uma piscina exclusiva de vinil não precisa de impermeabilização ou revestimento, mas é importante saber que também é menos resistente e pode sofrer danos se algum objeto cortante cair dentro dela.

    Como personalizar piscinas exclusivas

    As piscinas exclusivas podem ser personalizadas para que se adequem ao estilo e estética do ambiente externo.

    Um dos elementos mais importantes é a iluminação, e os refletores em LED criam um efeito mais elegante e acolhedor, além de trazer mais segurança para o uso no turno.

    Além de iluminação subaquática, também é possível usar opções multicoloridas que são facilmente acionadas por controle remoto.

    Imóveis de luxo contam com diferentes cuidados, tanto na área interna quanto na área externa. No interior da residência, por exemplo, é possível contratar uma empresa de calafetar taco de madeira para manter a beleza do piso.

    Outro meio de personalizar uma piscina exclusiva é aplicar desenhos, uma técnica que ganhou muito espaço, e é possível utilizá-la em qualquer tipo de piscina. Existem azulejos coloridos para construções de concreto e até adesivos para piscinas de fibra.

    Em qualquer tamanho de área, uma opção é criar um ambiente natural e integrá-lo de forma harmoniosa para valorizar ainda mais a estética do espaço externo.

    Uma dica é inserir plantas e vegetações em áreas próximas, e no caso de piscinas naturais, podem ser colocadas dentro da água.

    Para separar o espaço da piscina de outras áreas, como uma churrasqueira, é interessante usar uma parede divisória MDF, desde que ela fique dentro de um espaço coberto e sem muito contato com a água.

    Serviços e recursos adicionais

    Também existem outros serviços e recursos adicionais que complementam o luxo das piscinas exclusivas e colaboram com o espaço externo. São eles:

    Tamanho da piscina

    O tamanho da piscina vai interferir diretamente no conforto e na comodidade, principalmente em lugares frequentadores por muitas pessoas.

    Piscinas maiores são ideais para quem quer praticar exercícios físicos, enquanto as menores são mais intimistas e aconchegantes.

    Estilo arquitetônico

    A arquitetura influencia diretamente na escolha do modelo, depois a piscina precisa estar em harmonia com o restante do espaço, assim, proporciona uma experiência mais sofisticada e agradável.

    É possível aproveitar todo o tipo de espaço, para as mais variadas finalidades, como uma pessoa que quer fazer hortas verticais em varandas. O espaço externo costuma ser maior e permite a construção de uma piscina.

    Quando o assunto é estilo arquitetônico, o uso de materiais também tem um peso importante. No caso de piscina com borda infinita, o ideal é que seja construída com materiais de qualidade para conferir um ambiente elegante e moderno.

    Agora, uma piscina de pedra natural é mais adequada para espaços rústicos ou em estilo colonial. Isso significa que a escolha do estilo arquitetônico precisa considerar a estética e a funcionalidade do espaço.

    Profundidade e formato

    Antes de ir até uma loja de material de construção perto de mim para comprar os materiais necessários, é fundamental levar em conta a profundidade e o formato.

    A profundidade varia de acordo com os usuários, por exemplo, em uma casa com crianças, o ideal é que a piscina tenha um lado mais raso.

    O formato influencia muito a escolha, pois piscinas com curvas suaves são mais agradáveis para relaxar, enquanto uma piscina retangular é ideal para quem quer praticar exercícios.

    Considerações finais

    As piscinas fazem toda a diferença na área externa de um imóvel e valorizam muito a propriedade, independentemente do seu tipo.

    Para construir uma piscina exclusiva, primeiro é necessário saber quais são os elementos que aumentam a luxuosidade.

    Eles vão garantir que a experiência seja diferenciada e que os usuários tenham mais conforto em um ambiente sofisticado.

    Finalmente, é necessário conhecer os materiais e acabamentos que vão transmitir um toque de luxo, personalizar a estética do ambiente externo e complementar o visual da piscina.