Como limpar a piscina? Passo a passo completo

Como limpar a piscina? Passo a passo completo

Como limpar a piscina ainda é uma grande dúvida entre as pessoas que as tem em casa e síndicos de todo o país.

Sabia que não realizar a limpeza da sua piscina da forma correta pode trazer vários malefícios a sua saúde e a saúde da sua família?

Ter uma piscina em casa é o sonho de milhões de pessoas, passar um fim de semana quente dentro d’água e chamar uns amigos, não é má ideia.

Mas quando temos uma piscina em casa, é preciso tomar alguns cuidados importantes para manter sua limpeza e integridade em dia, tanto para aumentar a durabilidade da piscina, como mesas de plástico, cadeiras e outros objetos presentes na piscina.

Para sanar algumas dúvidas, trouxemos aqui um passo a passo completo de como fazer isso e garantir uma piscina limpa e saudável, seja em casa, clube ou condomínio.

1 – Limpeza da borda externa

Limpar o entorno da piscina é o começo de tudo, pois é no entorno que se acumulam sujeira da passagem de pessoas e animais.

Comece varrendo a borda e com uma pá junte toda a sujeira e coloque em um saco de lixo,

Antes de irmos para a próxima fase, é importante ter toda a margem da piscina livre qualquer sujeira que possa ir para dentro dela.

Fazer a limpeza periódica é a melhor forma de manter sua piscina limpa e agradável!

2 – Limpeza do filtro

Limpar os filtros, é o segundo passo que vamos seguir.

Nesta fase nós vamos realizar a limpeza da coadeira, um dispositivo muito importante que fica na área lateral da piscina. A coadeira é responsável pela captação da sujeira que fica na água, como formigas, aranhas, outros insetos e folhas. 

Se a sua piscina não possuir uma coadeira, será necessário limpar o filtro manualmente e retirar de dentro dele toda a sujeira acumulada. Em seguida, realize a limpeza do pré-filtro da motobomba.

Geralmente piscinas de hotéis fazem este tipo de limpeza, mas em maior proporção, não é legal receber turistas que estão em viagens e utilizarem uma piscina que não esteja limpa.

Manter toldos e coberturas em áreas de piscinas ajudam na proteção e eliminação de sujeira nos filtros.

3 – Peneiração

Após realizar a limpeza da área externa, borda e filtros, chegou a hora de realizar a peneiração.

A peneiração, nada mais é do que manusear uma peneira de cabo longo, e coletar toda sujeira que está na superfície da água.

Retire tudo o que puder encontrar na superfície, como folhas, insetos, flores e até mesmo  pedaços menores de sujeira.

4 – Escovação

Ao chegar neste passo, vamos fazer toda a escovação do revestimento da piscina.

Aqui eliminaremos todo o bolor, fungos e algas que ali se depositaram, além de resíduos que ficam grudados nele.

Fazer a escovação também é importante para outros tipos de superfícies, como o vinil, a fibra e as pedras, entretanto, deve ser realizado com escova macia, para não danificar.

5 – Aspiração

Aqui faremos a limpeza no fundo da piscina e deve ser feita com o devido cuidado, para não levantar a poeira e sujar mais ainda a água.

Pode ser necessário usar um decantador, que solidifica a sujeira no fundo, facilitando assim sua aspiração.

6 – Tratamento químico da água

Limpar a piscina com qualidade também faz parte do processo de limpeza, além disso, o tratamento químico também é importante. 

Com um composto por cloração, controle do PH da água e controle da alcalinidade, você vai deixar a água livre de bactérias e outros microorganismos que a poluem.

7 – Empresa que faça limpeza de piscinas

Viu como não é tão difícil realizar a limpeza completa? Assim como os equipamentos de mergulho, as piscinas precisam de manutenção periódica.

Agora que você já sabe como limpar a piscina, será necessário comprar as devidas ferramentas e produtos para realizar.

Vale lembrar que sempre é importante e recomendado fazer a limpeza da piscina com profissionais qualificados, pois este tipo de limpeza é complexa e exige experiência.

A ABC Piscinas, é especializada na limpeza de piscinas de todos os modelos, contamos com os profissionais mais capacitados do mercado.

Entre em contato agora mesmo e solicite seu orçamento!